terça-feira, 18 de setembro de 2012

What comes next?


Alguém por aí? Duvido, este espaço foi criado nos recantos da Internet com vista a uma exploração de um lado mais pessoal, onde pudesse explanar algo que me vai na alma e espelhar em palavras aquilo que sinto. Se alguém estiver a ler, que apite, para que eu saiba que de algum modo não estou a escrever para mim próprio. Mas mesmo que esteja, it’s ok, serve o seu propósito.
Há algum tempo que não venho aqui, as últimas vezes marcaram momentos significativos na minha vida, bons e maus momentos que me mereceram alguma atenção. Hoje volto, praticamente um ano e quatro meses depois. Tanto se passou, tanto sofri, tanto lutei e tanto sorri. Entre tanto, aqui continuo eu, o mesmo de sempre mas ainda assim, completamente diferente.
Terminei a minha Licenciatura, fechou-se um capítulo da minha vida. Muitas questões foram respondidas, mas as que surgem são ainda mais complicadas. What comes next? É o que ando à procura, a próxima etapa, o próximo capítulo. O que será da minha vida daqui para a frente?
Setembro voltou, com ele, as aulas, o regresso à carteira e aos amigos e colegas. Para mim, dezasseis anos depois, nada disso acontece. Agora, o objetivo é entrar no mundo de trabalho, tornar-me adulto e subitamente começar a ganhar a vida. Quando é que isso aconteceu? Em que momento é que foi alterado o rumo da história? Em que momento é que pude deixar de ser criança e de repente começar a ter responsabilidades? Não sei, mas espero saber em breve. É um mundo novo, um novo eu. Novo não é necessariamente mau, mas é necessário, e é quando se sai da nossa zona de conforto que a vida começa. Frase que até agora não significou nada de bom para mim, antes pelo contrário, mas mais uma vez encararei esta etapa com muito esforço e sacrifício, como tenho feito.
O tema que me fez voltar a escrever tem a ver precisamente com objetivos de vida, ou se queremos augurar a algo mais: sonhos. Todos os temos, por muito descabidos, impossíveis ou possíveis que sejam. E não há mal em nenhum deles, onde haja vontade de os realizar. Eu, tal como cada um de vós, tenho sonhos e objetivos de vida, vontade para os alcançar não me falta, o que me faltam são os meios. Por vezes, por muito que queiramos que algo aconteça, isso nunca irá acontecer, seja por vontade do destino seja pelas variáveis da vida. O engraçado é que o sonho que vos falo hoje, não interessa necessariamente no que consiste, mas sim que já o podia ter alcançado, há alguns anos, caso tivesse lutado e esforçado um pouco mais. Alguém por aí com uma máquina do tempo que eu possa utilizar, voltar atrás e esbofetear o velho eu? Agradeço que ma emprestem, bem preciso. O que mais me frustra não é o agora, o ter as asas cortadas para alcançar esse sonho agora, por muito que tente sei que é impossível de o conseguir. O que mais me entristece é acordar e pensar, arrependido, que a culpa é minha e há de residir em mim para todo o sempre. Irei acordar, de ora em vez e pensar, o que poderia ter sido? E o porquê de não ter lutado… Agora? É tarde demais, sei que por mais que lute e me esforce nunca conseguirei chegar a esse objetivo. O universo encarregou-se de me castigar, ou então não, talvez haja um qualquer estapafúrdio plano cósmico para mim que eu desconheça. Mas estou reticente.
What comes next? É a questão. Se alguém ler e se ainda estiver em condições de lutar pelo sonho que tanto querem, não desistam. Lutem cada vez mais. Quando vos disserem que não o conseguem alcançar, provem-nos errados. Lutem contra essa afirmação. O poder da vontade é enorme, acreditem. Encontrei-o tarde demais, mas nem para todos é tarde. Para mim, é. O tempo esgotou-se e hoje, definitivamente, arrumei este sonho. A culpa manter-se-á comigo como uma nuvem que me acompanhará para onde quer que vá. Sei que esta é uma nova etapa, acredito em coisas boas. Acredito que o universo irá mostrar alguma coisa e tenho a certeza que irei adorar, mas até agora, só dúvidas e nevoeiro…

Até uma próxima,
JB

Sem comentários:

Enviar um comentário