sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Funny thing about dreams...

Contaram-me agora que sonharam comigo, tínhamos ido ao cinema à sessão da meia-noite. O filme acabou tarde e quando saímos de lá, conta-me a "autora" do sonho, passámos imediatamente para outra zona de acontecimentos. Não acham engraçado, isto dos sonhos? Não nos lembramos como é que fomos parar a tal local/situação, apenas apercebemo-nos quando estamos lá...
Há algum tempo ouvi falar de uma teoria que defende a existência de "sonhos lúcidos". Basicamente, enquanto estamos a sonhar temos a plena consciência e sentimento tanto do sonho que estamos a viver como das percepções emocionais e sensoriais. Um dos autores pioneiros do assunto, Stephen LaBerge define-os como "sonhar e saber que estamos a sonhar". As pessoas que conseguem estas experiências contam que são momentos fantásticos, coloridos e animados. Muitos dizem também que mudaram a sua maneira de viver graças aos sonhos lúcidos.

Eu gostava de experimentar, e vocês? :)

2 comentários:

  1. acontece-me imensas vezes! é das melhores sensações possíveis, poderes dirigir o sonho, controlar-te como uma personagem dentro do teu próprio imaginário.

    mais do que estares a controlar o sonho, estás a reagir de forma mais ou menos consciente, ao sonho do teu inconsciente!

    só por curiosidade, uma cena atrofiante, já experimentaste ver-te a correr, na tua imaginação? mas a olhar para as pernas! é tão atrofiante

    ResponderEliminar
  2. Eu muitas vezes tenho sonhos em que consigo perceber que estou a sonhar, principalmente em situações de sofrimento. Outras vezes isso não acontece, sinto tudo como se fosse a realidade, choro, sinto aquele frio na barriga se estiver a cair... Também já me aconteceu sonhar várias vezes com o mesmo local e já o conhecer, o que me permite controlar o meu sonho. Agora se isto são considerados sonhos lúcidos ou não, não sei =P

    Sabes que isto dos sonhos é comigo eheh

    ResponderEliminar